Oliveira Damas &eacut; Graça Advogados +55 43 3342-5500 Fale conosco
 
«« Voltar

Conselho Pleno aprova criação da Subseção de Colombo

O Conselho Pleno da OAB Paraná aprovou por unanimidade na sessão desta sexta-feira (10) a criação da Subseção de Colombo. A 48ª subseção do estado terá abrangência sobre os municípios de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná e Quatro Barras. 

 “Com a extinção da subseção de Curitiba, em 2006, muitas cidades da Região Metropolitana foram vinculadas à Seccional. Diante do crescimento do número de advogados observado nos últimos anos, a diretoria da Seccional solicitou um estudo preliminar de viabilidade da criação da subseção de Colombo”, explicou o vice-presidente da OAB Paraná, Airton Molina, relator do processo.  

De acordo com estudo elaborado pelo assessor da presidência, Ricardo Navarro, as doze cidades da RMC vinculadas à Seccional contavam com 233 advogados ativos em dezembro de 2006. Uma década depois, o número de advogados cresceu para 965 - um aumento de mais de 300%. A OAB Colombo será a 15ª maior subseção do estado. 

“O aumento do número de advogados acompanha o crescimento das cidades, bem como o crescimento da estrutura judiciária respectiva. A região conta hoje com oito comarcas, cinco das quais de entrância final, além de 30 serventias judiciais estaduais. A necessidade de maior independência e representatividade dos advogados é crescente na região”, afirmou Molina. 

“Trata-se de uma antiga reivindicação da advocacia. Colombo representa mais de 200 mil habitantes. Hoje mais de 300 advogados habitam naquele município, e não tínhamos ainda uma organização política. Teremos agora uma subseção que ajudará o Poder Judiciário lá estabelecido”, afirmou o presidente José Augusto Araújo de Noronha. 

Representando o grupo que pleiteava a criação da subseção de Colombo, o advogado Marco Antônio Maia Correa, que há 40 anos atua como delegado da Ordem no município, lembrou que a reivindicação é antiga. “Estamos aqui em número considerável de advogados para reivindicar esta criação, que é indispensável. O município cresceu rapidamente e sentimos a necessidade desta subseção. Temos que agradecer o ex-presidente José Lucio Glomb, que iniciou este movimento”, afirmou. 

A criação da subseção teve o apoio de diversos conselheiros estaduais e federais presentes na sessão, que ressaltaram seu apoio à iniciativa. “Historicamente essa é uma luta dos advogados daquela região, acredito que nós resgatamos com essa iniciativa uma dívida que temos com os advogados de Colombo, Cerro Azul, Bocaiúva do Sul e outras cidades”, defendeu o conselheiro federal Cássio Telles. O apoio foi reforçado também pelo conselheiro estadual César Moreno, que enalteceu a iniciativa. 

Eleição 

As eleições para preenchimento dos cargos da Diretoria da Subseção de Colombo serão realizadas no dia 10 de abril. A Comissão Eleitoral responsável pela coordenação dos trabalhos é formada pelos advogados Italo Tanaka Junior (presidente), Carla Cristine Karpstein (vice-presidente), Andre Carneiro de Azevedo, Jaiderson Rivarola, Ivo Cezario Gobbato de Carvalho.

Fonte: OAB-PR


«« Voltar